Sentimentos do início da jornada

Nota: esse depoimento foi escrito em 2015, quando a Luciana teve o diagnóstico de câncer, e foi gentilmente cedido para o nosso portal!

 

Em agosto de 2015 fui diagnosticada com câncer de mama.
– Dica: faça exames regularmente.
Em setembro, fiz a cirurgia para a retirada do tumor, que tinha apenas 0,8 cm dos 3,5 cm de tecido retirado. A ótima notícia é que o linfonodo sentinela deu negativo (qdo há metástase, normalmente é o primeiro a ficar “doente”).
– Dica: consulte mais de um médico, se informe, questione, pesquise… e escolha um profissional competente, antenado, sincero e, acima de tudo, humano.
Em outubro, fiz outra cirurgia para a colocação do catéter (super recomendo) e comecei as sessões de quimioterapia, que devem terminar em maio, quando começarei a radioterapia.


– Sugestão: não crie expectativas com relação às pessoas, aceite de coração aberto o que cada um puder te dar, acredite que cada um dará tudo o que for possível para ele naquele momento. Gratidão por cada abraço, oração, palavra, visita, telefonema, mensagens, companhia, silencio compartilhado, por toda manifestação de carinho que recebi…
São muitos sentimentos e muitas etapas a vencer: mil consultas, exames, o susto, o medo, as cirurgias, as sessões de quimio e radio, a solidão, a impotência, a vaidade, …
Pode parecer clichê, mas realmente acredito que Deus não dá uma carga maior do que a que podemos carregar e Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, mesmo que no momento não consigamos alcançar este entendimento.
OK, OK, as vezes penso que Ele está me confundindo com o Rambo (hehehe!). Mas, apesar dos momentos difíceis, estou vencendo uma a uma das etapas e ao final serei VENCEDORA e, com gratidão, agradeço à Deus pela beleza da VIDA.
Vou VENCER, AMO VIVER!


Luciana Chalegre
Administradora
Porto Alegre, RS