Quimioterapia e cabelos

Quimio e Cabelos – e agora?

Por Ana Avila @forcagurias

Hellooo esse post é sobre um assunto que sempre nos perguntam e com certeza é um dos momentos mais marcantes do tratamento: a queda dos cabelos. O cabelo representa feminilidade, sensualidade, segurança e é um acessório incrível para as mulheres – eu era super apegada e realmente sofri nessa fase “pré-pera”. Por isso, é um momento em que precisamos fazer as coisas com cuidado.
Então, vou te contar a minha experiência e te dar dicas das quais acho interessante e acredito que irão te ajudar!

Vamos lá:
1- Conversou com teu médico e ele falou que teu cabelo irá cair? Acreditem, porque irá; eu sei que a gente fica na esperança de ser aquela exceção, mas, amigas, confiem no médico;
2- Antes de cortar e raspar os cabelos, visite uma loja de perucas; pesquise, pergunte, experimente vários modelos, tire muitos selfies, vá pra casa e avalie as fotos – isso vai te ajudar;
3 – Leve uma companhia que tenha alto astral, pra te ajudar a curtir esse momento, e tente se divertir – tu já estás nessa, então… te joga! Geralmente, nessas lojas tem turbantes e lenços; caso não encontre, procure uma loja de acessórios e experimente pra ver com o que tu te identificas;
4- Testar cortes ou raspar o cabelo? Se tu fores muito apegada ao cabelo, assim como eu fui, podes fazer cortes (foto 1) e depois raspar. Não importa o que escolheste – o importante é raspar antes do prazo dado pelo médico para a queda de cabelos, pois é muito triste ver cabelos caindo… e chega de tristeza, neannnn?

Foto 1 – Ana Avila com 3 cortes de cabelo.

5- A escolha: eu preferi escolher uma peruca parecida com o tom e último corte do meu cabelo (foto 2), pois não sabia como iria reagir a tudo isso.

Foto 2 – A peruca.

6- Além das lojas de perucas, existem os Bancos de Perucas: ele emprestam perucas – pesquise na sua cidade, pois pode ser uma alternativa;
7- Tem uma última dica: touca de dormir! Sim, quando raspamos o cabelo, é normal sentir frio na careca, então, ela é suuuper necessária, principalmente na hora de dormir e tu encontras em lojas de perucas; ela é de malha e apenas com costura horizontal – assim, não incomoda ao deitar.

Eu sei que é muita informação pra absorver e emoções pra administrar, então, deixe tudo preparado pra quando ficar careca: ter uma peruca, lenços ou turbante (foto 3): vai te deixar mais segura!

Foto 3 – Vários estilos!

Seja qual for a tua escolha, procure se divertir e lembrar que bom humor é VIDA! Boa sorte nessa nova fase e… Força Gurias!

Ana Avila
Blogueira e consultora de imagem
Criadora do projeto Força Gurias e do blog Gurias Bacannas